Saiba por que você deve investir no colágeno agora mesmo

Veja o que é, para que serve e qual a suplementação a ser feita

Publicado em 02/06/2016 in musculação, suplementos, treino, treino pesado, whey protein

Quer prevenir o envelhecimento? Então, aposte no colágeno, pois ele atua na função das estruturas das células no corpo humano. Neste post vamos explicar o que é, para que serve e qual a suplementação que você pode fazer com o colágeno.

Estrutura e funções O colágeno é a principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo. A sua principal função é a de sustentação das células, fazendo com que elas se mantenham unidas. Por isso, o colágeno é considerado uma das principais proteínas de tecidos como pele, cartilagens, ligamentos e tendões, sendo responsável pela cicatrização e/ou regeneração em caso de cortes ou cirurgias. Então, a falta de colágeno pode estar ligado ao envelhecimento, como exemplo mais comum, a pele flácida.

Por que devo suplementar? As pessoas, aproximadamente pelos 25 anos, passam a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano. Não havendo a produção e/ou reposição adequada do colágeno no organismo, essa diminuição faz com que os músculos fiquem flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A insuficiência ou deficiência de colágeno também está associada com a qualidade dos cabelos, desidratação e perda de elasticidade da pele, trazendo as indesejadas flacidez, estrias, celulites e rugas, tudo o que não queremos!

Mas temos a solução: para retardar esses sinais de envelhecimento, recomenda-se a suplementação de colágeno a partir dos 25 anos, quando começam as perdas. Através da alimentação é possível ingerir colágeno por meio de alimentos de origem animal, como carne vermelha, frango, peixe e ovos. Entretanto, para a síntese do colágeno nesse processo é preciso vitamina C e os aminoácidos prolina e lisina, que formam uma molécula precursora chamada pró colágeno, que mais tarde se torna colágeno fora da célula. Se não houver vitamina C, a formação do colágeno é interrompida. Além da Vitamina C, outras também participam do processo de formação do colágeno: Vitamina E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina, além dos minerais manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício.

Já o colágeno ingerido em forma de suplementação fornece substratos que o corpo humano necessita para esses fins. Ou seja, em sua maioria os suplementos de colágeno já contém vitaminas e minerais necessários para a absorção e síntese pelo organismo. Marcas como a Max Titanium oferecem opções em cápsulas ou pó, na dosagem diária necessária para garantir todos os benefícios. Veja as opções no nosso site: http://www.taurussuplementos.com.br/colageno-786813

Bons treinos e até mais!